Páginas

terça-feira, 23 de abril de 2013

Processo de beatificação de D. Oscar Romero

Esta é uma notícia com especial interesse para os nossos amigos (e leitores) do Brasil, mas também tem interesse e desperta a curiosidade deste lado do Atlântico (fonte agência Ecclesia):




Cidade do Vaticano, 23 abr 2013 (Ecclesia) – O presidente do Conselho Pontifício para a Família revelou este domingo que o Papa Francisco decidiu prosseguir o processo de beatificação de D. Oscar Romero (1917-1980), antigo arcebispo de São Salvador, assassinado quando presidia a uma missa.

A declaração foi feita à imprensa pelo arcebispo Vincenzo Paglia, também postulador da causa de beatificação, revela hoje o portal de notícias da Santa Sé, adiantando que o processo chegou ao Vaticano em 1997, tendo o assunto ficado parado durante vários anos.

D. Oscar Romero denunciou a execução de agricultores de El Salvador autorizados a tomar posse de terras pela lei da reforma agrária, fez eco das injustiças sociais e opôs-se às medidas repressivas tomadas pelos militares.

Reagindo à notícia, o bispo auxiliar de São Salvador, D. Gregorio Rosa Chávez, afirmou que Oscar Romero “foi como o bom pastor que deu a vida por suas ovelhas”, enquanto que o presidente da República manifestou a intenção de agradecer ao Papa a continuação do processo de beatificação.

Mauricio Funes anunciou que pretende deslocar-se ao Vaticano no fim de maio para uma eventual audiência com Francisco, durante a qual quer informar o Papa sobre a ação do Governo em favor da pacificação do país.

O antigo arcebispo da capital salvadorenha foi assassinado por um comando de extrema-direita quando celebrava missa na capela de um hospital oncológico.

O rito de beatificação constitui uma etapa essencial para a canonização, mediante a qual um cristão é declarado santo e se alarga a sua veneração a todas as nações e congregações religiosas.

News.va/RJM

Sem comentários:

Enviar um comentário