Páginas

terça-feira, 2 de abril de 2013

Efeméride: João Paulo II morreu há oito anos




O Beato João Paulo II morreu há oito anos, no Vaticano, após um pontificado de 26 anos e meio, e o seu processo de canonização está agora dependente do reconhecimento oficial de um novo milagre.

O Papa polaco foi proclamado beato por Bento XVI a 1 de maio de 2011, na Praça de São Pedro.

A penúltima etapa para a declaração da santidade, na Igreja Católica, concluiu uma primeira fase de trabalhos, iniciada em maio de 2005.

De acordo com o direito canónico, para a canonização é necessário um milagre atribuível à intercessão de João Paulo II a partir da data da beatificação.

Concluídas estão, em definitivo, as investigações sobre as chamadas “fama de santidade” e “virtudes heroicas” de Karol Jozef Wojtyla, que nasceu em Wadowice (Polónia), a 18 de maio de 1920, e foi eleito Papa em outubro de 1978.

Entre os seus principais documentos, contam-se 14 encíclicas, 15 exortações apostólicas, 11 constituições apostólicas e 45 cartas apostólicas; realizou 104 viagens internacionais, incluindo três visitas a Portugal, em 1982, 1991 e 2000.

O responsável pelo processo de canonização, padre Slawomir Oder, afirmou em entrevista ao jornal espanhol ‘La Razón’ que este se encontra na sua “última fase”, após ter apresentado um milagre atribuído à intercessão de João Paulo entre os muitos casos “assinalados”.

O sacerdote polaco revela ainda que já entregou “toda a documentação” do processo à Congregação para as Causas dos Santos (CCS), da qual depende agora o desenvolvimento do processo.

A cura apresentada à CCS é submetida ao exame dos médicos que colaboram com o dicastério da Santa Sé, para se avaliar a sua “inexplicabilidade científica”, e é posteriormente analisada por consultores teólogos.

A canonização é a confirmação, por parte da Igreja, de que um fiel católico é digno de culto público universal e de ser dado aos fiéis como intercessor e modelo de santidade (fonte Agência Ecclesia)

Sem comentários:

Enviar um comentário