Páginas

segunda-feira, 18 de março de 2013

O brasão do Papa Francisco I

Hoje transcrevemos uma reportagem da Rádio Rencascença:


Foi divulgado nesta segunda-feira o brasão do Papa Francisco, que vai ser o seu símbolo oficial durante todo o pontificado. O brasão mantém os traços essenciais do seu brasão episcopal, bem como o lema episcopal, por baixo: "Miserando atque elegendo", que se pode traduzir como "Humilde, porém escolhido" ou "Teve misericórdia de mim e escolheu-me".

No centro, sobre o fundo azul, encontra-se em destaque o símbolo composto pelas letras IHS, por cima de um sol radioso. Do H sai uma cruz e por baixo encontram-se três pregos, alusivos aos usados para crucificar Jesus. IHS é um monograma da palavra Cristo e é um símbolo muito associado aos jesuítas, ordem da qual provém o Papa.

Por baixo deste símbolo encontra-se do lado esquerdo uma estrela dourada, símbolo de Nossa Senhora, sublinhando assim a já conhecida devoção mariana do Papa Francisco, e uma flor de nardo, também a dourado, numa referência a São José. Este símbolo confunde-se com um cacho de uvas, mas, segundo o site do Vaticano, é mesmo uma flor de nardo.

Tradicionalmente, o brasão do Papa é encimado pela tiara Papal, utilizada para coroar os papas até Paulo VI, mas Bento XVI substituiu-o por uma simples tiara de bispo. As armas de Francisco mantêm a mitra.

Sem comentários:

Enviar um comentário