Este texto dirige-se aos mais jovens, mas não só. Assim se dá mais um passo neste Ano da Fé iniciado pelo Papa Bento XVI.
Se a Fé é luz e tudo é graça, o trabalho que Deus faz em nós é luz, que não se pode esconder. Transparece em gestos e modos de estar, mas também na forma e ação no conteúdo daquilo que podemos dizer. Poder ser luz para alguém é colaborar com o desejo de Deus de estar com cada um.
O Ano da Fé, ajuda-nos a perceber que este dinamismo se traduz no que é ser crente. Fazer da Fé vida, e sentido para a vida. É um acto de amor que gera e comunica amor. Porque ser crente é ser dinâmico, é movimentar-se em direcção aos outros para partilhar. Ser Crente e ser Cristão é escutar o convite de Jesus a conhecê-Lo. Quem faz a experiência do seu Amor, tem necessariamente que partilhar a beleza deste encontro. É o amor que nos torna evangelizadores " O Espírito de Amor é a alma da missão".
Por isso a Fé é inseparável da Esperança e da Caridade, e nos faz "Permanecer em Cristo", tema para o qual nos desafia o XV Fórum Ecuménico Jovem deste ano, que se realiza em Lamego dia 9 de novembro. Segundo o Novo Testamento, Jesus desejou que os seus seguidores fossem um só corpo e orou pela união dos mesmos (Jo 17,23). Os jovens são voz dessa esperança. O Fórum Ecuménico Jovem, tem vindo a criar uma plataforma de convivência ecuménica, de envolvimento das comunidades cristãs de enorme importância, pelo testemunho de autenticidade e de diálogo que traduzem. Estes impulsos de atividade são testemunho verdadeiro da vivência de Deus, e podem ser vistos como um projeto centrado em Cristo, que oferece profunda motivação da Fé vivida em comunidade e em verdade.
A mesma Fé que professamos, que não muda as coisas mas o nosso olhar sobre as coisas e as pessoas, encarnada e vivida exige projetos metidos na vida e no terreno, num diálogo aberto ao mundo, de modo a transmitir a razão de fé em contexto multirreligioso e multicultural.
Para isso é importante recuperar uma visão humanizante de educação hoje " O amor rico de inteligência e de inteligência plena de amor". (Bento XVI), educar o coração do homem como Deus o fez atingindo o modelo pedagógico do evangelho. Eu represento o que cristo me ensina a ensinar (exemplo de Emaús : Jesus aceita caminhar na direcção errada, Jesus não reage, caminha com eles..)
Educar é uma arte e ninguém vive uma arte no amadorismo...
Urge Educar na Fé, para testemunhar com Alegria a Boa Nova.
Não te conformes transforma-te. (Rom 12,2)
Sem comentários:
Enviar um comentário