Páginas

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Encontros com Jesus


Nos últimos fins de semana, o grupo de catequistas auxiliares da nossa Comunidade tem participado em sessões de formação de como catequizar. No passado domingo dia 27, o tema tratado foi "Os elementos de uma catequese". Nesta sessão, os formandos aprenderam os vários pontos chave de uma catequese e estratégias para utilizar nos  encontros de catequese.

Todos os encontros de Jesus devem ter como objetivo acolher de modo fraterno e promover o encontro para que se criem laços.

O objetivo da catequese é promover a criação de laços com Jesus que nos acolhe fraternalmente.

FASES DA CATEQUESE:


- O Acolhimento:

Devemos proporcionar um encontro de relação pessoal, começando a criar laços. O modo como os acolhemos vai influenciar a relação estabelecida com eles, porque todos nós somos sensíveis ao acolhimento que nos fazem. Para um bom acolhimento é preciso saber: "ver", "ouvir", "falar", "dialogar", "refletir", "estar com", "estar para", ...
A alegria e a humildade são indispensáveis para um bom acolhimento.
O catequista é o melhor exemplo para dar testemunho aos seus catequizandos, é nele que eles confiam. Antes de acolher os filhos, o catequista deve acolher os pais estando pelo menos 15 minutos antes do início no local (acolhimento humano - como foi a semana...) Para além disso, já dentro da sala, o acolhimento continua (acolhimento ambiencial - sala pré-preparada, diálogo...).

- Elementos de uma Catequese:

1) Experiência Humana,
Partimos de experiências concretas e reais. Esta tem de ser vivida (que se vive atualmente), evocada (de consciências vistas nos media, por exemplo) e provocada (o catequista é que os faz viver e experienciar através de dinâmicas ou estratégias. A experiência humana tem de ser alargada/universalizada e, posteriormente, aprofundada.

2) Palavra ou Experiência da Fé,
Propomos a palavra recorrendo à Sagrada Escritura (Bíblia), à Sagrada Tradição (atividades dos apóstolos) ou ao Magistério (ao Papa e a escrituras atuais). Confrontamos a nossa vida com a de Cristo. Depois de anunciada, essa Palavra tem de ser interiorizada e, posteriormente, convertida para ser vivida.

3) Expressão da Fé,

Em catequese celebrar é responder ao convite de Deus, aderir à Igreja, promover uma interação entre a fé e a vida e exteriorizar uma atitude de ação de graças e de louvor.
Celebramos a fé através de orações, cânticos, gestos...
Doutrina ou Síntese da Fé: é importante, portanto, sintetizar a fé na catequese através de perguntas e respostas, frases ou expressões do Evangelho, dísticos, foto-montagens, imagens, etc.
 
Compromisso: a catequese consiste em iluminar a vida, propondo a mudança da mesma.

(Manuel Gerardo)

Sem comentários:

Enviar um comentário