O tempo de Advento começa hoje e, na nossa comunidade, começaram as actividades que pretendem marcar este tempo e nos ajudar a melhor preparar para a festa do Natal.
Hoje foi colocada a primeira figura do presépio, Maria.
Também a nossa coroa do Advento foi apresentada e acendeu-se a primeira vela.
Foram também lidas orações do Advento e colocado, à entrada da nossa capela de Montebelo, o cartaz do Advento. Todos os grupos de catequese estão empenhados em marcar esta época na nossa comunidade.
Citando, agora a Agência Ecclesia, relativamente aos quatro domingos de Advento:
As três primeiras semanas, que recordam especialmente a segunda e última vinda de Cristo à Terra, esperada pelos cristãos para o fim dos tempos, tornam o Advento num tempo penitencial marcado pelo convite à vigilância, arrependimento e reconciliação com Deus.
A partir de 17 de dezembro a liturgia adventícia, pautada pela cor roxa, acentua a festa do nascimento de Jesus, o Natal, que os católicos assinalam a 25 de dezembro.
As leituras bíblicas proclamadas nas missas evidenciam as figuras bíblicas do profeta Isaías, de João Batista, precursor de Cristo, e de Maria, mãe de Jesus.
As manifestações do Advento, palavra de origem latina que significa “vinda” ou “chegada”, expressam-se na coroa de ramos verdes com quatro velas, que se acendem aos domingos, bem como na armação do presépio, entre outras práticas.
O tempo do Natal termina a 12 de janeiro de 2014, dia em que o calendário litúrgico evoca o batismo de Jesus.
São Mateus será o evangelista lido nas celebrações do novo ano litúrgico.
Sem comentários:
Enviar um comentário